Advento ano C: Como preparar a celebração

01/03/2010 14:42

 

A espera da vinda do Senhor, o advento (aquele que há de vir), celebra de modo especial o povo que ainda andava nas treva à espera de uma luz que é o Senhor. É uma liturgia riquíssima, ornada pelo Concílio Vaticano II, o novo calendário romano, no n. 39, que cuidou de exprimir o significado do Advento: "O tempo do Advento tem uma dupla característica: é tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se recorda a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens e simultaneamente é o tempo no qual, através desta recordação, o espírito é conduzido à espera da segunda vinda de Cristo no final dos tempos". constitui-se de quatro domingos:

I Domingo do Advento:Preparar e ornamentar a coroa do advento, sem velas, elas entrarão a cada domingo. O envangelho dá mais ênfase não à chegada do menino Deus, mas à segunda vinda do Senhor e do julgamento final. Sempre cantar o Santo, do modo mais solene possível "Bendito seja o que vem em nome do Senhor". É o domingo do Senhor da Justiça, da vigilância e da espera. A primeira vela deve ser de cor roxa, a cor do perdão, penitência, oração e vigilância, vela da profecia. Uma pessoa a entroniza na coroa antes do ato penitencial. Domingo do profeta Isaías. "Naquele tempo, farei brotar de Davi a semente da justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra". (Jeremias 33,15).

II Domingo do Advento: Na coroa(sem flores, somente com ramos e folhas verdes), entronizar a segunda vela: a vela vermelha, o amor de Deus, a vela de Belém. Jerusalém, óh terra prometida! É o domingo do profeta João Batista, que nos exorta a prepararmos o caminho do Senhor e endireitar suas veredas. As profecias de João ardem como brasa no coração dos fiéis, é importante que se faça neste evangelho uma boa leitura, se possível, decorar as falas de João Batista, para proclamá-las com segurança e ardor. Se houver alguma imagem de São João Batista, destacá-la na celebração, em meio à cactos e espinhos."Despe, ó Jerusalém, a veste de luto e de aflição e reveste, para sempre, os adornos da glória vinda de Deus".(Baruc 5,1-9). Canto de entrada cantar: "Orvalhai lá do alto, ó céus, e as nuvens chovam o justo!" ou "Eis que de longe vem o Senhor".

III Domingo do Advento: Vela verde, domingo dos pastores, ou rosa. A cor litúrgica deste domingo é rosa, por ser o domingo da alegria. O rei Davi rejubila perante a aliança de Deus. "Canta de Alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém!" (Sofonias 3,14). A alegria das leituras deste dia nos reanimam na espera do Senhor, nos enche de forças para continuar-mos na espera: "Irmãos, alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo!" (Fl 4,4-5). Um domingo voltado para a solidariedade pregada por João Batista, ao mesmo tempo que prepara sua primeira vinda, prepara-nos para sua segunda "Vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro". Durante o canto das ofertas, pode ser feita a coleta para a evangelização. 

IV Domingo do Advento: As grávidas hoje, devem ganhar um destaque especial na celebração, como a virgem Maria, que está para conceber seu filho e José, seu esposo, devem ser bem destacados também. Uma mãe grávida pode entronizar a última vela, de cor branca (a vela dos anjos e a pureza de Maria)e postá-la na coroa, com todas as velas acesas. Os cânticos todos voltados à maternidade de Maria, Exemplos: Como o sol nasce da aurora (Entrada),Da cepa brotou a rama(comunhão). "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre" (Lc 1,42). O que é considerado pequeno e sem valor aos olhos humanos, hoje ganham uma beleza especial: Maria, Belém, pobres e humildes, ambos concebem o salvador em seu ventre. Emanuel, Deus-conosco agora anunciado oficialmente, deve ser lembrado na homilia e no apelo aos pobres que são considerados inúteis junto à grande lição de vida nos dada por Deus. 

Obs.: As velas do advento não têm seqüência certa, podem ser alteradas, bem como podem ser roxas exceto a do III domingo que deve ser rosa. 
Evitar no advento encenações teatrais, principalmente nos evangelhos, que já são riquíssimos por si só. Após a entronização de cada vela, ler um comentário sobre a mesma e após cantar um canto sugerido pela liturgia diária ou folheto O Domingo. As leituras, quase todas exclamativas requerem bastante ensaio, a coroa redonda enfeitada somente com ramos e folhas verdes e se for possível, não deixar de cantar também as Antífonas do Ó, aconselhavelmente na entronização das velas. Solenizar o Santo e a resposta à doxologia e não cantar o hino de louvor, poupá-lo para o Natal. Lembre-se os maiores adornos devem ser guardados para celebrar com grande solenidade este último.
Josinaldo Filho