Exaltação da Santa Cruz

20/06/2010 21:00

             14 de Setembro

Festa da Exaltação da Santa Cruz

            “A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou” (Gl 6, 14).

             No dia 14 de setembro celebramos, em toda a Igreja, a festa da Exaltação da Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, sinal de nossa salvação e libertação.

                                  

            O imperador romano Constantino, filho de Santa Helena, converteu-se ao Cristianismo e favoreceu decisivamente a liberdade dos cristãos, e a difusão da Igreja por toda parte, no império romano. Constantino mandou construir duas basílicas em Jerusalém: uma sobre o Calvário e outra sobre o Santo Sepulcro, no qual foram dedicadas e consagradas no dia 13 de setembro de 335. A partir de então, no dia seguinte, 14 de setembro, reunia-se o povo em solenidade para mostrar o que havia restado da Santa Cruz de Jesus, ensinando e exortando os cristãos sobre o significado da Cruz. Desse costume louvável surgiu a festa da Santa Cruz, celebrada nesse mesmo dia. A essa data acrescentou-se a lembrança da vitória do imperador Heráclio sobre os persas, em 630, dos quais o imperador arrebatou e recuperou as relíquias da Santa Cruz, então levadas de volta solenemente para Jerusalém. Desde esse acontecimento, celebramos na mesma data (14 de setembro) a festa do triunfo da Cruz de Jesus Cristo: antes sinal de morte, hoje sinal de vitória e de vida.           

           A CRUZ: NOSSA IDENTIDADE!  

                                         

            A Cruz é o sinal que identifica os cristãos. Este sinal de identidade surgiu do fato histórico e místico da morte de Jesus Cristo, pregado numa Cruz. O plano divino de Deus para nossa salvação requeria a paixão, morte e ressurreição de Jesus, o cordeiro sem mancha, para expiação de nossos pecados. Preço este exigido para a salvação da humanidade, que por Jesus Cristo (entregando-se por escolha própria, à vontade salvífica do Pai) foi abraçado e carregado, entregando o próprio corpo ao lenho de uma cruz, completando com êxito a vontade de Deus e abrindo para nós as portas do céu. No tempo de Jesus, a cruz era a forma de pena de morte que o direito romano aplicava aos grandes criminosos condenados à morte. Determinada pela lei romana a pena de crucificação, o condenado era morto pendurado sobre ela como símbolo de humilhação perante os demais. O que lhe dá novo significado é o fato de Jesus, Filho de Deus, tê-la abraçado livremente, carregado com paciência e ter sacrificado sua vida, entregando-se à morte de Cruz. Desde aí, a cruz é vista por nós cristãos como símbolo maior da vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, um canal de graças e bênçãos que nos foram conquistadas por Jesus, com sua morte de cruz.. O que antes se tornara sujo, de imagem humilhante, é neste dia exaltada, por ter participação no plano de nossa salvação e por ter sido caminho para a glorificação de Deus Pai e conseqüentemente de Nosso Senhor Jesus Cristo. A festa da exaltação da santa Cruz dá-se pela exaltação da dor do próprio Jesus, pela elevação de Cristo através da sua dor, pela vitória alcançada por sua morte.

            Tornando-se sinal de nossa fé e de nossa identidade como filhos de Deus por Jesus Cristo, somos também convidados a abraçarmos a nossa cruz do dia-a-dia com fidelidade, onde exaltaremo-na também no reino dos céus por termos carregado-a aqui na terra mesmo quando a dor mais pesava e achávamos impossível carregá-la. Cristo está sempre conosco, ajudando a carregarmos nossas cruzes de preocupação, doença, perseguição, etc. Ele nunca nos abandona, para com ele e como ele, cantarmos também a nossa vitória. 

Jesus Cristo humilhou-se para exaltar-nos!

 Jesus Cristo, sendo Deus, não se aproveitou ser igual a Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que, também, Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é acima de todo nome; Para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Filipenses 2, 6-11)

            Fonte: Revista Brasil Cristão, ed. 110- Setembro, 2006. Modificado por Josinaldo Alves.