Natal (A, B e C): Como preparar a celebração

01/03/2010 14:45

            A celebração de Natal, principalmente em sua vigília, requer uma liturgia perfeita, como esta já é por natureza. Há de ser uma liturgia impecável, sobretudo na escolha dos cantos, nos ritos e nos movimentos, para que enfim, possa-se trazer o Cristo da noite de Belém à sua hospedaria tanto procurada. O tanto esperado messias é concebido pelo seio da virgem, e Belém o recebe de braços abertos:

                   

            Antes de iniciar a celebração, é aconselhável que as luzes da igreja se encontrem apagadas, para que se possa sentir a importância da luz,(só enquanto não comece a missa) e enquanto os fiéis chegam, cantar um cântico de boas vindas como: "Deus vos salve Deus." Após, um leigo entoa a proclamação do natal ("Bendito seja Cristo Senhor, hoje nascido nosso salvador..."). Como inicial, Reis e nações se amotinam...(CD Liturgia V, faixa 1), na vigília e na missa do dia: Nasceu-nos hoje um Menino (CD Liturgia V, faixa 6). No hino de louvor, um casal entroniza o menino Jesus caracterizados de Maria e José, e se possível, pastores ou profetas ladeando o menino Jesus com velas. A luz do mundo, enfim, chegou para nós. Colocar o menino no presépio e, se houver velas ou tochas no presépio ou na igreja, acendê-las todas nesta hora. O hino de louvor deve ser cantado da forma mais solene possível. Usar obrigatoriamente o evangeliário.
            Um Deus que se esperava vingativo, justiceiro, com a pá na mão, nasce como uma criança da maneira mais simples possível, da pequena Belém, da pequena Maria, dos pequenos pastores, o tudo nasceu do pequeno, na homilia ressaltar isso para animar aqueles que se acham inúteis, sem valor. Na apresentação das oferendas, entrar SÓ com as oferendas para que sejam ofertadas ao pai por seu filho que iluminou nossa escuridão, cantar: Cristãos, vinde todos (CD Liturgia V, faixa 4). O Santo deve ser entoado no mais alto grau "Bendito o que vem em nome do Senhor" e a doxologia também cantada. Cântico de comunhão: Da cepa brotou a rama (missa da noite, CD Liturgia V,faixa 5) ou O que era noite tornou-se dia (Zé Vicente) e A luz resplandeceu (missa do dia, 
CD Liturgia V, faixa 8). Não é necessário mais encenação do nascimento de Jesus, até porque agora entraria em conflito com o presépio, que já representa tudo. Ao final cantar: Meu caro irmão, olha pra dentro..., ou no abraço de paz e, para acompanhar, uma jovem entroniza e expõe a bandeira da paz junto ao presépio.
            Esbanjar das luzes, a igreja deve ser ornamentada com flores, muitas velas e tecidos nobres, para a noite tão esperada. Os animadores e tocadores devem afinar vozes e instrumentos antes, não expor ensaios à assembléia, a noite deve estar impecável e bem ensaiada já de antes, o menino Jesus pode ser entronizado também por uma criança, ao som de "glórias" e festejos, da dança, da luz, o objetivo é que a alegria seja tamanha quando entrar o salvador, organizar bem essa entrada.

Que a alegria do natal irradie seu coração e a luz do menino Deus esteja sempre presente em seu lar, te guiando e iluminando, e te fazendo sempre mais forte a cada dia!Que os seus sonhos se realizem e a felicidade esteja sempre em seus caminhos. Um feliz natal para você, e muita paz!