Santíssima Trindade

20/06/2010 19:53

                     Pai, Filho e Espírito Santo

                                    

              No domingo após a festa de Pentecostes, celebramos a Festa da Santíssima Trindade: Pai (Deus todo poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis), Filho (Senhor Jesus Cristo, unigênito de Deus, nascido do pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado e não criado, consubstancial ao pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim) e Espírito Santo (Senhor que dá a vida e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas). –“Cremos firmemente e afirmamos simplesmente que há um só verdadeiro Deus eterno, imenso e imutável, incompreensível, todo-poderoso e inefável, Pai, Filho e Espírito Santo: Três Pessoas, mas uma Essência, uma Substância ou Natureza absolutamente simples” (Catecismo da Igreja Católica, Ed. Típica Vaticana, nº 202, p.64).

            Os cristãos são batizados “em nome” do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e não “nos nomes” destes três, pois só existe um Deus, o Pai todo-poderoso, seu Filho único e o Espírito Santo. Torna-se confundível para alguns cristãos entender o mistério da Trindade- A Trindade é Uma. Não professamos três deuses, mas um só Deus em três pessoas: “A Trindade consubstancial”, cada qual com seu desígnio por natureza: o Pai é aquele que cria (criador), o Filho é aquele que redime (redentor), o Espírito Santo é aquele que zela, santifica, renova (santificador). Devemos também levar em conta a ausência de hierarquia na Pessoa da Trindade: Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, em poder absoluto, não há maior ou menor. A liturgia deste dia nos convida a aprofundarmo-nos do grande poder de Deus, infinitamente soberano, que cria, redime e santifica, permanecendo-se em comunhão com e na Trindade- ponto base de nossa fé.

            Não trata-se de três Deuses, mas de uma unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, reciprocamente, sem subordinação entre eles. O Pai envia o Filho, que por sua vez envia o Espírito à humanidade, para a salvação de todos e para que tenhamos por completo a graça e a presença da Trindade em nossa vida humana, para aqueles que escolheram segui-la. Contemplando este mistério de Deus trino e ao mesmo tempo uno, no qual devemos adorar em Espírito e verdade, encerro com a saudação de São Paulo em sua segunda carta aos Coríntios: “A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós” (2Cor 13,13).