Tempo do Advento

07/09/2011 10:23

                                                         

         O início do ano litúrgico se dá com o primeiro domingo do Advento. Tempo este constituído por quatro semanas em que se celebra a espera do messias, filho de Deus, para a salvação da humanidade. Jesus, o Cristo Senhor, é tratado neste tempo comoluz que vem para iluminar os que estavam nas trevas e estabelecer a paz com seu reino justiça e amor. 

                                                              A COROA DO ADVENTO

A cada domingo acende-se uma vela na chamada coroa do advento. As quatro velas que são acesas neste tempo possuem significados diferentes entre si. A primeira vela, de cor roxa, lembrando penitência e vigilância, é a vela dos profetas que anunciam a chegada de Cristo. A segunda vela, de cor vermelha, é a vela de Belém. A terceira, de cor rosa ou verde, é a vela dos pastores e a quarta, a vela branca, lembra os anjos e a pureza da Virgem Maria.

A nossa vigilância e espera de Cristo que se dá no tempo do Advento mistura-se à parusia, segunda vinda de Cristo, que também é citada nas leituras. Enquanto celebramos a espera de Cristo que vem como criança no natal, esperamos vigilantes também a hora em que o filho do Homem chegará para limpar o seu terreiro e recolher o trigo bom. Poucas flores, não cantar o glória, alfaias rosa no terceiro domingo e roxa nos demais, cantos de profecias que alertam ou rogam pela vida do Senhor, leituras proféticas principalmente de Isaias e também João Batista que são profetas destacados neste tempo são fatos comuns neste tempo. A verdade é que toda solenidade e ornamentos serão poupados para a grande festa o natal do Senhor, afinal, é para esta que o Advento se prepara e nos prepara.

                                                     A GRAVIDEZ DA VIRGEM MARIA

As grávidas têm destaque nas celebrações, pois o Advento também celebra operíodo de gestação da Virgem Maria que por isso possui tamanho significado neste tempo. No terceiro domingo ocorre a coleta da Campanha para Evangelização e é muito importante contribuir pois todo esse dinheiro vai para o bem da igreja e propagação da evangelização. O Senhor está próximo! Já se cumpre a profecia! São os brados deste tempo que exige uma grande reflexão de nós mesmos para celebrarmos dignamente a festa da vinda do Senhor. O Advento abre o ciclo do Natal que se encerra com a festa da Epifania do Senhor, ou festa de Santos Reis.

No Natal canta-se o Hino de Louvor, abusa-se de rosas e o menino Jesus é entronizado solenimente e exposto no presépio. A certeza do que esperávamos no Advento deve-se solidificar nesta festa. Portanto, usufrua bem deste período para fazer uma boa confissão, participar da santa missa durante os quatro domingos, manter-se seriamente de vigilância e esperar de lâmpadas acesas o noivo que virá.