1º de Novembro- Dia de Todos os Santos

29/06/2010 22:23

                No Calendário Litúrgico da Igreja Católica, comemoramos, no dia 01 de novembro, a grande Solenidade de Todos os Santos. Um dia consagrado à honra daqueles que em vida souberam amar a Cristo e a seus irmãos, pregando a palavra de Deus e cumprindo seus mandamentos, combatendo o bom combate, completando a corrida e guardando a fé, alcançando do Senhor, justo juiz, a coroa da justiça que lhe foi guardada. Como intercessores nossos no céu, os santos nos propõem seus exemplos de virtudes, fazendo-se de base e espelho, para nossas próprias vidas: uma verdadeira aula para se alcançar a salvação e a verdadeira alegria, assim como alcançaram. Já como diz, este dia é o dia de todos os santos, celebrado em honra de todos os eleitos de Deus.

                   

                “E um dos anciãos respondeu-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, que lavaram e almejaram suas vestes no sangue do Cordeiro.

Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem, de dia e de noite, no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.” (Ap 7, 14, 15) 

            A visão dos santos na glória de Deus, glorificando-o e ao cordeiro (Jesus Cristo) que dá-se no Apocalipse, justifica que o justo nunca morrerá, pelo contrário, habitará no reino de Deus e alcançarão nele proteção e descanso eterno. “Pois a vida dos justos está nas mãos de Deus e nenhum tormento os atingirá. Aos olhos dos insensatos pareceram ter morrido, mas eles estão em paz”. 

            A celebração do dia de Todos os Santos, deve despertar em nós o desejo de “participar da herança dos santos na luz, no qual pelo pai somos dignos” (Colossenses 1,12), onde, escolhendo eles o caminho da luz e alcançando a salvação, venhamos nós também seguir este mesmo caminho: o caminho certo para se chegar a Jesus, e por meio deste se chegar ao Pai. Afinal, quem não quer desfrutar com os santos da glória de Deus, onde com palmas nas mãos, cantaremos a nossa vitória?

            Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós, também, santos, em toda a vossa maneira de viver;” (I S. Pedro 1, 17). Sim irmãos, como nosso pai é santo, também somos chamados à santidade. Pecadores nunca deixaremos de ser, porém nossa maneira de viver, bem como nossas atitudes e ações, devem espelhar-se em Cristo e nos seus santos, devem ser modelos de fé e exemplos de santidade.

A solenidade deste dia também anseia por uma conversão de nós mesmos ao celebrar a festa dos eleitos, dos teófilos (amigos de Deus), que tiveram uma vida de testemunha, doando suas vidas pela palavra de Cristo, e sendo santos como Aquele que os enviou, ungiu e consagrou para serem profetas da verdade e levarem uma vida totalmente de amor. Bem que merecem este dia, esta festa, aqueles que foram fiéis a Cristo até a morte: Os santos que hoje celebramos, em terra quase nunca foram aceitos e muitas vezes perseguidos na sociedade. Eles são testemunhas em carne do amor de Cristo por nós, amor este recíproco, que nunca será esquecido e que está inscrito no livro da vida.

            A Igreja Celeste e Terrestre hoje se reúne para celebrar a vitória dos escolhidos de Deus, daqueles que herdaram o Reino dos Céus. 01 de novembro é um dia de retiro espiritual de nós mesmos, afim de deixamos iluminar-se pelo mesmo Espírito que iluminou aos santos. Pois para quem segue a Deus não existe fim nem morte, pelo contrário, a saída deste mundo é apenas o inicio, pois irão para junto do Pai, gozar com ele da alegria verdadeira, que é estar sempre junto de Deus.           

                                                    Sugestões para a celebração

  • Valorizar e destacar cada imagem da Igreja, se não for possível, ao menos as do altar principal, com panos vermelhos (para santos mártires), e brancos (para os demais santos);
  • Ornamentar também com palmeiras (símbolo da vitória) os altares dos santos;
  • Fixar fitas coloridas na cruz processional (simbolizando a mistura de raças, línguas e nações, dos santos que souberam amar e espelhar-se na cruz de Cristo);
  • Trocar Oração da Assembléia por Ladainha de Todos os Santos, clique em BAIXAR HINO! e/ou BAIXAR LETRA/CIFRA!;
  • Pode-se também fazer um mural com o tema: Santos de ontem e de hoje.