Domingo de Páscoa

07/09/2011 11:01

                                                  

            A grande noticia deste dia é que o Senhor nos fez vencedores e também venceu. Ele ressuscitou! Ao celebrar os quarenta dias de Cristo no deserto, ao acolhê-lo com ramos em sua entrada em Jerusalém, também sentados na mesa onde o Senhor celebrou sua última ceia, a morrermos com Cristo e contemplar nossa salvação, hoje somos preenchidos por esta grande alegria e convidados a celebrá-la: o Senhor lavou e almejou nossas vestes com seu sangue. O Senhor domina a morte, sobre ela é vencedor!
            Nós cristãos, erguemos hoje o estandarte da vitória. Que a assembléia de fiéis e seus seguidores bradem:Eterna é a sua misericórdia!. E que o universo inteiro em responso grite: Amém! Pois sim, o nosso Deus é um Deus de vitórias, que ergue o caído, que ao cego retorna a visão, que cura o leproso, que derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes, que liberta os cativos, e aos pobres anuncia a boa nova da salvação. Pois se morremos com Cristo, hoje ressuscitamos com ele. Começa-nos uma nova vida, hoje renascemos para Deus e para o mundo. Nossas atitudes devem ser a partir de hoje, de Cristãos dependentes apenas de Deus. Pois Cristo pagou nossa dívida com o pecado: por ele fomos libertos, e hoje cantamos o hino da vitória. Dívida esta, que custou caro para quitá-la: o sangue do próprio Deus, que se fez carne, habitou entre nós e livrou-nos do mal.
            Neste solene domingo, onde Maria Madalena encontra o túmulo vazio, somos chamados também a esvaziar-nos para uma vida nova, deixarmos de lado as coisas antigas e ressuscitarmos também. Com Maria Madalena, ganhamos a missão de espalhar esta boa notícia: Ele não está mais aqui. Ressuscitou como havia dito. Estas palavras do anjo consolam aqueles que pensavam que a morte era o fim, e alegra ainda mais quando esta frase nos dá certeza de salvação: o pecado nos foi tirado, pois o bom pastor nunca esquece suas ovelhas, nem tampouco as desgarradas. ste é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos- é o salmo deste dia, é a nossa proclamação ao mistério .

                                               
            A Páscoa era comemorada pelos judeus como a passagem e a libertação dos escravos do Egito. De um modo não tão muito diferente comemoramos hoje a nossa passagem para uma nova vida e nossa libertação do pecado, por Jesus Cristo. Tomando para si nossos pecados e morrendo por nós, o Senhor ressuscita no terceiro dia como havia dito. Nós, testemunhas vivas da bondade de Cristo sobre a terra e mesmo assim o mataram e crucificaram, renascemos banhados no sangue do cordeiro, lavamos as nossas vestes e alcançamos a misericórdia. Pois todo aquele que crê em Cristo recebe em seu nome o perdão dos pecados, como nos diz a leitura de Atos dos Apóstolos neste dia. É o dia que o Senhor fez para nós, o domingo, o dia do Senhor, onde com Cristo partilhamos esta boa nova de libertação e proclamamos quão infinita é a misericórdia do Senhor. Pois a pedra rejeitada pelos pedreiros se tornou agora a pedra angular. Vendo as faixas de linho jogadas ao chão, os discípulos acreditaram que verdadeiramente Jesus Cristo é o Senhor, e é esta a pedra angular da nossa fé.

A certeza que temos, é que nosso Deus é triunfante, a ressurreição e a vida, e quem o crê, mesmo que morra viverá.