Leigos na Liturgia da Igreja

01/03/2010 14:37

 

Como uma fábrica, ou uma empresa, a igreja também necessita de operários ativos para este trabalho de grande importância que é de nutrir-nos com o pão da palavra e o pão da eucaristia, instruindo-nos e enviando-nos à evangelização.
São estes pois, os chamados e escolhidos para ceifar na messe e construir-mos na terra uma introdução ao reino dos céus:

*Padre ou Sacerdote: Homem ungido e consagrado à disposição da igreja para a celebração do sacrifício da missa como também para a realização dos sacramentos pelo povo e aproximar-nos cada vez mais de Deus.

*Leitor ou proclamador da palavra: Leigo não-ordenado, Instruído para proclamar as leituras da liturgia da palavra na missa, põe-se na voz de Deus para transmitir ao povo suas mensagens e seus ensinamentos. Comentaristas, leitores e salmistas fazem parte deste grupo.

*Acólitos e Coroinhas: Jovens e crianças que colocam-se a serviço da comunidade, ativando fora e dentro da igreja, auxiliando na missa o Padre e os demais, conduzindo os paramentos, preparando o local e mantendo em ordem a cerimônia (papel também dos acólitos mestres de cerimônia). 

*Animador: Aquele ou aqueles que cantam na igreja, o coral que entoa os hinos e motiva a assembléia através do canto, o mistério que se celebra com a ajuda dos tocadores.

*Ministros: Da palavra( aquele que celebra a palavra) e da comunhão (aquele que distribui a sagrada eucaristia) são leigos não-ordenados que auxiliam o padre em sua ausência ou nos muitos trabalhos relacionados à comunhão dos fiéis como por exemplo, levá-las aos doentes. 

*Equipe de acolhida(acolher aos fiéis e animá-los na missão),Pastoral do Dízimo (relativo ao pagamento e cuidado aos dizimistas), Pastoral da Criança (cuidado e defesa da criança,Catequistas (educar as pessoas na fé e ensiná-las sobre a fé que professam) e Legionários (da Legião de Maria, rezam nas casas, de modo principal dos doentes, gestantes e afastados, para resgatar almas ao céu), Sacristãs, coordenadores, zeladores, entre outros. 

Fazem todos parte do andamento e da beleza da celebração. São pessoas que disseram sim ao chamado de Deus e trabalham para a ligação do seu povo com o mesmo. Junte-se também, ajude sua igreja pela ajuda irecompensável que ela te oferece. 
Josinaldo Alves