Liturgia e Missão

01/03/2010 14:40

  Liturgia, a ação do povo, constitui-se de uma teoria muito ampla baseada na cultura da Igreja Católica e nos seus ensinamentos. Visa preparar a terra, plantar os frutos e fazer a colheita a cada celebração. É dita equipe de festas da Igreja, preparam a festa e trabalham de tal modo que os convidados possam levar um pouco dela para casa e dialogá-la com os demais. A responsabilidade da liturgia nada mais é que ornamentar o culto da maneira que se pede: com cânticos, hinos, proclamações e outros serviços, afim de esclarecer o mistério que se celebra e fazê-lo contemplar de tal modo que a mensagem seja transmitida aqui e lá fora, aos demais, a celebração nunca deve nascer e morrer na igreja, é preciso prepará-la, plantá-la, cultivá-la e preservá-la, afim de partilhar seus frutos com os demais irmãos que por um conceito ou outro, não puderam usufruir desta grande festa que liga a terra aos céus. Responsabilidade pois, de evangelização: evangelizar através dos atos, das leituras dos cânticos, dos serviços, do fazer, do manter, qualquer passo na liturgia tem que ser de envangelização, é por isso que esta equipe deve manter pelo menos duas reuniões semanais para escala, escolhas, diálogos e ensaios. Se a mesma não colhe, a mesma não cresce.


Tudo o que é missão é liturgia, é a Igreja por si, constitui-se de ensinamentos e catecismos sobre como se trata uma celebração, é seu manual de instruções que materializa-se em todos que a celebram. Destaca-se pela sua simplicidade nos atos, deixando que coração seja a voz mais alta, através dos movimentos, da arte de celebrar e do amor com que se celebra que nasce a liturgia. O ato de servir, que apesar de ser uma só a liturgia de toda a igreja é que se destaca das formas mais variadas possíveis. Tudo há de ser pré-definido e bem elaborado, eis a primeira regra. O vocábulo "Liturgia", em grego, formado pelas raízes leit- (de "laós", povo) e -urgía (trabalho, ofício) significa serviço ou trabalho público. Para nós cristãos, Liturgia, é, pois, a atualização da entrega de Cristo para a salvação. Cristo entregou-se uma vez por todas, na Cruz. O que a liturgia faz é o memorial de Cristo e da salvação, ou seja, torna presente, através da celebração, o acontecimento definitivo do Mistério Pascal. Através da celebração litúrgica, o crente é inserido nas realidades da sua salvação. Não há passado na liturgia, tudo o que se celebra é como voltar ao tempo e presenciar através dela todos fatos, vivendo em tempo real todo o ocorrido, aos pés da cruz vendo o Cristo morrer e deparando-se com o túmulo vazio, junto ao ressuscitado.
"Um culto agradável a Deus", conforme preceitua o apóstolo Paulo em Romanos 12:1-2, é o que a liturgia oferece, por meio de preces e orações, oferecendo ao pai seu filho em sacrifício, é a unica oferenda que lhe agrada. Liturgia é antes de tudo o "serviço do povo", essa experiência é fruto de uma vivencia fraterna, ou seja, é o culto,(que não se trata de uma encenação uma vez que o mistério é contemplado em "espírito e verdade"), da vida cotidiana do crente em comunhão com sua comunidade. Seja liturgia!