Pentecostes

04/04/2010 21:05

        Recebei o Espírito Santo!

            Após 50 dias depois da Páscoa do Senhor, a liturgia deste domingo de pentecostes (50 dias após a páscoa) nos exorta a recebermos o Espírito Santo que o Senhor nos vem enviar, e assim, ungidos e tomados por seus dons, sairmos pelo mundo a fora fazendo o bem e evangelizando cada vez mais. Encerrando o período pascal, somos hoje iluminados pela mesma alegria que os apóstolos receberam ao estarem trancados por medo dos judeus e Cristo, em corpo glorioso, entra no lugar fechado e deseja-lhes o Espírito Santo. O mesmo Espírito que ungiu e consagrou nosso Senhor para anunciar a boa nova aos pobres, livrar os cativos da prisão, abrir os olhos dos cegos, libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor (cf  Lc 4, 18-19) é hoje enviado a nós, apóstolos (seguidores de Cristo) para ser sinal de vida e canal de graça de Deus para com os outros. Nós recebemos o Paráclito através do batismo, e a partir daí somos templos vivos da graça de Deus. Por Cristo, somos ungidos pelo mesmo Espírito que ungiu profetas, que unge sacerdotes, que santifica e que liberta. Assim como a missão do pai é criar, do filho redimir e salvar, a do Espírito é renovar, ungir e santificar.

                                         

“Disse-lhes, pois, Jesus, outra vez: A Paz esteja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos”(Jo 20, 21-23). Deixa-nos Jesus esta mensagem de salvação: como o Pai me enviou, também vos envio. Lembramo-nos da epístola de São Paulo aos Coríntios: Há uma diversidade de Dons, porém um só Espírito. Há como acreditar? O Espírito que habita em Cristo, é o mesmo que habita em nós através do batismo, e dependendo de como nós o guardamos e confiamos, podemos fazer milagres, curar como Cristo e muitos outros dons que do Espírito nos vem: dom para obras de misericórdia, dom de governo e direção, dom de línguas, dom de ensinar, etc. Em cada pessoa o Espírito desperta um dom, uma dádiva, que deve ser usado de forma correta, para o bem do próximo e para o nosso bem.

O Espírito Santo de Deus está em todo lugar, sopra onde quer, desce como fogo (destruidor, para construir uma nova coisa), como pomba, invisivelmente, etc. Não tem matéria como nós, é um Espírito, por isso devemos adorá-lo em espírito e verdade. Neste domingo, em que celebramos a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e sobre nós mesmos no dia do nosso batismo, peçamos a paz que já não se faz presente em nossa sociedade e a fidelidade à nossa missão de evangelização: levar a palavra de Deus a quem ainda não tem o conhecimento da mesma.   

                                                   Sugestões para a celebração 

Na procissão de entrada, entronizar o evangeliário iluminado por sete velas (os sete dons do espírito santo) e fitas coloridas ou preparar o menorá. Neste domingo de manifestação e envio do Espírito Santo, ornamentar o ambiente com flores e  iluminação com velas. Entronizar também, em algum momento, a bandeira da paz. Na hora dos avisos, fazer o ritual para apagar e retirar o círio como de costume. Pode-se também fazer um mural com os sete dons do Espírito Santo.